• Escultura “Alegoria à lei do Ventre Livre”. MHN, Rio de Janeiro, Brasil

Intervenção 16

Decolonizar é ressignificar objetos: releituras da escultura “Alegoria à lei do Ventre Livre”

Decolonizar é ressignificar objetos: releituras da escultura “Alegoria à lei do Ventre Livre”

Em “Alegoria à lei do Ventre Livre”, de A. D. Bressac (1871), um menino porta uma placa em uma das mãos e a corrente da escravização quebrada em outra. Aos pés, grilhões também rompidos. Ao retratar o jovem magro sem sapatos, coberto apenas com um pedaço de pano, a escultura reforça a representação dos libertos como pessoas desamparadas e despossuídas. Homenageia-se D. Pedro II, a quem se atribui o protagonismo na aprovação da lei, juntamente com o Visconde do Rio Branco — que, entre outras disposições, estabeleceu que seriam livres os filhos de mulheres escravizadas nascidos a partir de então — sem levar em conta as lutas de africanos escravizados e seus descendentes pela liberdade.

Galeria

  • Escultura “Alegoria à lei do Ventre Livre”. MHN, Rio de Janeiro, Brasil

  • Escultura “Alegoria à lei do Ventre Livre”. MHN, Rio de Janeiro, Brasil

  • Legenda do circuito permanente de exposições do MHN, Rio de Janeiro, Brasil

  • Intervenção na escultura “Alegoria à lei do Ventre Livre”. MHN, Rio de Janeiro, Brasil.

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