• Painéis de Leandro Joaquim. MHN, Rio de Janeiro, Brasil

Intervenção 9

Decolonizar é reconhecer sujeitos onde só se enxergavam objetos: Leandro Joaquim, protagonismo de artistas negros

Decolonizar é reconhecer sujeitos onde só se enxergavam objetos: Leandro Joaquim, protagonismo de artistas negros

Leandro Joaquim (1738? – 1798), destacou-se na pintura, na cenografia e na arquitetura. Artistas como ele, Mestre Valentim e Padre José Maurício são exemplos do protagonismo de negros que se notabilizaram por seus saberes e ofícios. Mesmo tendo se consagrado como importantes representantes da denominada cultura erudita ocidental pouco sabemos sobre suas trajetórias.
Leandro Joaquim foi membro da Escola Fluminense de Pintura, atuando como pintor oficial do Vice-Reino, retratista de D. Luís de Vasconcelos de Souza, e parceiro de Mestre Valentim em diversas obras. Os seis painéis elípticos aqui expostos, pintados para o Pavilhão de Apolo, no Passeio Público do Rio de Janeiro, são de sua autoria. Exibem paisagens e cenas de costumes da cidade do século XVIII, entre as quais, destaca-se “A Lagoa do Boqueirão e o aqueduto da Carioca” às vésperas de seu aterramento para a construção do Passeio Público.

Galeria

  • Painéis de Leandro Joaquim. MHN, Rio de Janeiro, Brasil

  • Painéis de Leandro Joaquim. MHN, Rio de Janeiro, Brasil

  • Intervenção nos painéis de Leandro Joaquim. MHN, Rio de Janeiro, Brasil.

  • Intervenção nos painéis de Leandro Joaquim. MHN, Rio de Janeiro, Brasil.

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